Espelho

07/07/2020 23:47

Entre artigos de lei e uma videochamada

Um dia desses, plena madrugada,

Ouvi passadas firmes no corredor

E da sombra surgiu a imagem doce

do menino sonhador.

 

Conservava traços de recém nascido

olhinhos de jabuticaba, pescoço encolhido

chegou manso, olhou e nada disse

imaginando tudo o que viveu até a velhice

 

O menino era gordinho, de roupa curta e cabelo mal cortado

Bochechas rotundas e narizinho arrebitado

E ali permaneceu a figurinha infantil

Olhar interessado, sem falar nenhum piu

 

Nos olhamos por um tempo,

Mas as obrigações raptaram meu sentimento

E voltei às tarefas diárias, estudo e trabalho,

Dessas que a gente resolve sem atrapalho

 

Após algum tempo, o menino quis falar

Tentava dizer coisas pra me aconselhar

Focado nas tarefas, nem pensei escutar

Porque conselho de menino, pouco ia acrescentar

 

Havia coisas úteis que eu precisava fazer

Adulto, nada mais tinha a aprender

Em vão ele gritava, tentando fazer entender

Que ele era eu, antes de embrutecer

 

Assim perdi a chance de conversar com a melhor versão de mim

Por coisas que, em verdade, eu nem estava tão a fim

Restou a imaginação do que o menino eu iria dizer

E a decepção do que vai virar, quando ele crescer.